O filme Fome de Poder é um dos melhores filmes dos últimos anos que retrata o empreendedorismo e a ambição.
Basta fazer uma pequena pesquisa para logo se deparar com várias pessoas o elogiando e, é claro, fazendo ressalvas ao valor moral e toda a ética de seu protagonista.
Logo, você pode perceber que esta trama não tem por objetivo ser um exemplo, sua responsabilidade é apenas demonstrar os fatos. Cada espectador deve avaliar moralmente o filme.
O início da trajetória do Protagonista do filme Fome de Poder
Ray Kroc é um vendedor de máquinas de milk-shake de meia idade em Illinois.
Um belo dia ele recebe uma encomenda fora do comum de uma lanchonete na Califórnia, solicitando 6 máquinas. Surpreso e desconfiado da real necessidade de uma lanchonete querer tantas máquinas, o vendedor decide averiguar pessoalmente.
Quando chega na lanchonete, é o momento ímpar de sua vida e seria o divisor de águas, o fazendo ficar deslumbrado com o sucesso do empreendimento. Ali ele conhece a lanchonete McDonald´s.
Os irmãos McDonald´s.
Os irmãos McDonald’s são os verdadeiros fundadores da lanchonete que seria a mais famosa do mundo. Eles desenvolveram o sistema de entrega rápida, o famoso fast-food.
A empresa foi fundada em 15 de abril de 1955, em San Bernardino, Califórnia, EUA, pelos irmãos Maurice McDonald e Richard McDonald.
Breve resumo
O filme retrata a história desses três personagens e seus dilemas em torno do empreendimento.
Constantemente é colocado em contraste os valores morais deles e suas ambições.
Enquanto um estava disposto a fazer qualquer coisa pelo sucesso e até mesmo mentir, trair e o que mais fosse necessário, o outro lado não.
Assim se desenrola toda a trama que de um lado tem seu protagonista, Ray Kroc, e do outro, os irmãos McDonald´s.
A traição final é o clímax da história e o resultado das escolhas de cada um dos personagens.
5 Lições Empreendedoras
1. Qual produto mais vende?
Os irmãos McDonald´s tinham o conhecimento dos seus consumidores e sabiam muito bem como seus produtos atendiam as necessidades.
Antes de implementarem o sistema do fast food, os irmãos analisaram que os produtos mais pedidos pelos consumidores eram os hambúrgueres, batatas e refrigerantes, isto representava 87% de todos os produtos vendidos.
Até aquele momento eles tinham apenas um Drive-in. Entretanto, quando colocaram na ponta do lápis as despesas e os lucros, viram uma ótima oportunidade de eliminarem gastos desnecessários.
- (-) Garçonetes;
- (-) Pratos e talheres;
- (+) Pedidos acertados;
- (+) Velocidade;
- (+) Lucro.
2. Qual o seu diferencial competitivo?
Quando os ganhos começam a acontecer, a reação da maioria é se deixar levar à inércia. Isso não ocorreu com os irmãos McDonald´s, mesmo com o negócio rentável Maurice e Richard não se acomodaram
Eles fecharam o estabelecimento para reforma mesmo com os lucros acontecendo, isso fez com que muitos os chamassem de loucos por tomarem uma atitude tão ousada.
Por que fizeram isso? Simples, porque eles tinham um bom estabelecimento, ótimos lanches, mas nenhum diferencial competitivo.
“A vida toda, seguimos ideias de outras pessoas. Não queríamos apenas algo diferente. Tinha que ser melhor, que ser nosso.” (Irmãos McDonald´s)
O objetivo era personalizar todo o comércio (ainda mais a cozinha) para conseguirem entregar o lanche em apenas 30 segundos ao invés de 30 minutos. Este era o diferencial competitivo inovador para a época.
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3. Seu produto é bom? Então convença seus consumidores
A primeira vez que os consumidores foram até a nova lanchonete já reformada, eles não gostaram.
O público não estava acostumado com o jeito revolucionário de se comer hambúrgueres.
Isso os fez desistir? De maneira nenhuma! Eles entenderam que deveriam convencer os consumidores que a ideia era boa.
Fizeram uma reinauguração com fogos, festa e tudo o que poderiam para chamarem o público de volta para o conscientizar como funcionava este novo método de lanchonete.
Mesmo assim deu errado por alguns infortúnios, mas ainda assim eles continuaram e aos poucos o público foi entendendo e gostando do estilo McDonald´s.
4. A burocracia impede os lucros
No país em que vivemos nós estamos acostumados a viver debaixo de uma burocracia estatal na qual nos indignamos muito. Pior ainda é quando o empreendimento é burocrático.
“Estou farto de receber ordens suas. Você e seu desfile interminável de ‘nãos’. Sempre se encolhendo diante do progresso.” (Ray Kroc aos irmãos McDonald´s)
Quando Ray Kroc ainda era um franqueado, viu seus lucros escorregarem pelas suas mãos por causa da burocracia dos irmãos McDonald´s.
5. A inovação não tem idade
O mais admirável em todo o enredo é a idade do Ray.
Com 52 anos de idade ele poderia já estar de olho numa aposentadoria, começando já a diminuir sua produtividade diária como uma desculpa pela idade.
Só que, diferente de muitas pessoas, ele entendia que o trabalho não precisava ter fim só por causa da idade. Ele utilizou a idade para crescer.
A afobação que os jovens têm nos negócios, ele já tinha passado por isso. Era como se a vida toda dele fosse um teste para a prova final, o McDonald´s.
Ao se deparar com a melhor oportunidade de sua vida, ele não pensou que ela viera tarde demais, ele a viu chegando na hora certa.
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