Descubra agora se o seu negócio tem vantagem competitiva de longo prazo

Aprende tudo sobre o que é e como descobrir se o seu negócio tem vantagem competitiva de longo prazo

O marketing precisa estar presente desde a concepção da ideia do negócio, onde o profissional especializado irá analisar o melhor local para o ponto de venda, além de direcionar o novo empreendimento com a melhor estratégia de negócio.

Quando não há condições de se contratar um profissional, o empreendedor deverá imergir no mundo do marketing para evitar problemas futuros. 

[Leia também: 11 Erros mais comuns no Marketing Digital: Descubra se sua empresa está no caminho certo!]


O conhecimento da matriz VRIO, por exemplo, é ótimo para analisar o negócio. Ela integra dois modelos teórico existentes, a visão baseada em recursos e a perspectiva baseada em
posicionamento. 

  • Valor;
  • Raridade;
  • Imitabilidade; 
  • Organização.

Uma empresa que não considera essa matriz pode entrar em crise a qualquer momento, independente se o país estará também na crise ou não.

O modelo VRIO identifica aqueles recursos principais que fornecem vantagem competitiva, além de analisar se há possibilidade de serem copiados.

Resumo da Matriz VRIO:

É valioso? É raro? É difícil
imitar?
A empresa
está
organizada
para
explorar?
Qual o resultado?
NÃO Desvantagem
competitiva
SIM NÃO Igualdade
competitiva
SIM SIM NÃO Vantagem
competitiva de
curto prazo
SIM SIM SIM NÃO Vantagem
competitiva
desaproveitada
SIM SIM SIM SIM Vantagem
competitiva
de longo prazo

Não há muito suporte empírico para essa matriz por ela ser relativamente nova quando comparada a BCG, Ansoff e Swot. A vantagem dela é poder se relacionar com a matriz Swot, a Cadeia de Valor e também ao Benchmarking.

Muitos empreendedores evitariam a falência ao fazerem essas perguntas sobre seu negócio. 

Quantas empresas não surgem com uma novidade em uma cidade pequena e logo são copiadas pelos concorrentes? Preço é uma das vantagens competitivas mais fáceis de se copiar, design bonito também, alguns produtos e serviços também são fáceis de copiar, agora estórias são difíceis! Estórias são protegidas por leis federais e internacionais, ninguém pode plagiar. Ainda há outro fator, se algum concorrente decidir copiar alguns elementos sem plagiar, também o levará ao descrédito junto aos consumidores. 

A crise pode vir de uma má administração, da queda de consumo, de uma pandemia e outras inúmeras fatalidades que podem assolar um negócio.

A crise da sabotagem 

A matriz VRIO é para empreendimentos que tem uma visão de longo prazo, portanto, buscam estar em conformidade com as normas para poderem continuar atuando no mercado por bastante tempo.

O que essa matriz não prevê é a crise da sabotagem, na qual o próprio empreendedor não imobiliza seus concorrentes protegendo sua marca. 

Não adianta colocar a matriz VRIO em prática sem ter sua empresa registrada no INPI.

O mundo ideal é buscar seguir os conselhos inseridos na matriz VRIO assim como ter uma marca protegida de qualquer plágio.

Vantagem ou Desvantagem Competitiva?

Se sua empresa cumpriu toda a lista da matriz VRIO e também tem uma marca registrada e vigiada por profissionais, então você tem uma vantagem competitiva de longo prazo. 

Agora, se esse não for o seu caso, está na hora de colocar as coisas em ordem.

Gostou do artigo? Então, leia também: A melhor estratégia para atrair clientes – Inbound Marketing.

Nos ajude a fazer essa informação chegar a mais pessoas. Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

relacionadas.

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos posts!

A Legis Marcas e Patentes precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

posts relacionados.

Registro de Marca: Escolher Especificação Pré-aprovada ou Livre?

Descubra as diferenças entre especificação pré-aprovada e de livre preenchimento no registro de marcas e como escolher a melhor opção para proteger sua identidade empresarial no Brasil. Saiba mais sobre os processos e dicas práticas para um registro bem-sucedido.