O marketing precisa estar presente desde a concepção da ideia do negócio, onde o profissional especializado irá analisar o melhor local para o ponto de venda, além de direcionar o novo empreendimento com a melhor estratégia de negócio.
Quando não há condições de se contratar um profissional, o empreendedor deverá imergir no mundo do marketing para evitar problemas futuros.
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O conhecimento da matriz VRIO, por exemplo, é ótimo para analisar o negócio. Ela integra dois modelos teórico existentes, a visão baseada em recursos e a perspectiva baseada em
posicionamento.
- Valor;
- Raridade;
- Imitabilidade;
- Organização.
Uma empresa que não considera essa matriz pode entrar em crise a qualquer momento, independente se o país estará também na crise ou não.
O modelo VRIO identifica aqueles recursos principais que fornecem vantagem competitiva, além de analisar se há possibilidade de serem copiados.
Resumo da Matriz VRIO:
É valioso? | É raro? | É difícil imitar? | A empresa está organizada para explorar? | Qual o resultado? |
NÃO | Desvantagem competitiva | |||
SIM | NÃO | Igualdade competitiva | ||
SIM | SIM | NÃO | Vantagem competitiva de curto prazo | |
SIM | SIM | SIM | NÃO | Vantagem competitiva desaproveitada |
SIM | SIM | SIM | SIM | Vantagem competitiva de longo prazo |
Não há muito suporte empírico para essa matriz por ela ser relativamente nova quando comparada a BCG, Ansoff e Swot. A vantagem dela é poder se relacionar com a matriz Swot, a Cadeia de Valor e também ao Benchmarking.
Muitos empreendedores evitariam a falência ao fazerem essas perguntas sobre seu negócio.
Quantas empresas não surgem com uma novidade em uma cidade pequena e logo são copiadas pelos concorrentes? Preço é uma das vantagens competitivas mais fáceis de se copiar, design bonito também, alguns produtos e serviços também são fáceis de copiar, agora estórias são difíceis! Estórias são protegidas por leis federais e internacionais, ninguém pode plagiar. Ainda há outro fator, se algum concorrente decidir copiar alguns elementos sem plagiar, também o levará ao descrédito junto aos consumidores.
A crise pode vir de uma má administração, da queda de consumo, de uma pandemia e outras inúmeras fatalidades que podem assolar um negócio.
A crise da sabotagem
A matriz VRIO é para empreendimentos que tem uma visão de longo prazo, portanto, buscam estar em conformidade com as normas para poderem continuar atuando no mercado por bastante tempo.
O que essa matriz não prevê é a crise da sabotagem, na qual o próprio empreendedor não imobiliza seus concorrentes protegendo sua marca.
Não adianta colocar a matriz VRIO em prática sem ter sua empresa registrada no INPI.
O mundo ideal é buscar seguir os conselhos inseridos na matriz VRIO assim como ter uma marca protegida de qualquer plágio.
Vantagem ou Desvantagem Competitiva?
Se sua empresa cumpriu toda a lista da matriz VRIO e também tem uma marca registrada e vigiada por profissionais, então você tem uma vantagem competitiva de longo prazo.
Agora, se esse não for o seu caso, está na hora de colocar as coisas em ordem.
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