Como Construir uma Marca Irresistível? Conheça 7 táticas do marketing para ajudar seu negócio

Aprenda a construir uma marca irresistível usando 7 táticas do marketing digital.

Em qual lugar está ancorada a certeza de que o seu cliente irá escolher sempre você ao invés do seu concorrente? Talvez o fato de o cliente estar sempre voltando faça o empreendedor achar que apenas isso significa que o cliente está fidelizado, mas não.

Comprar sempre no mesmo local é obviamente a forma mais clara de identificar a fidelização entre uma marca e seus consumidores, mas isso não é tudo para que possa bater o martelo sobre o assunto. 

Neste artigo vamos descobrir como construir uma marca irresistível.

Qual o motivo da fidelização?

O cliente pode estar sempre no processo de recompra com sua empresa, mas será que isso é fidelização a sua marca? Qual o motivo que leva seu cliente a sempre comprar de você?

Se o seu cliente está “fidelizado” ao seu negócio por causa dos baixos preços, logo, ele não está fidelizado ao seu negócio, e sim aos preços inferiores dos da concorrência. 

Diferencial competitivo é importante, qualquer que seja, mas um dos mais frágeis é o diferencial do preço, pelo simples motivo de que bastará um novo empreendimento com preços menores para destruir o seu negócio.

Veja o que fazer para fidelizar seu cliente ao seu negócio com 7 táticas de marketing.

1. Relacionamento de amizade

Os relacionamentos são a tônica da presente era, empresas precisam entender que a forma de se relacionar com os seus consumidores é através de relacionamentos. 

Isso não significa que haverá um mundo de contos de fadas em que o consumidor uma vez fidelizado estará para sempre comprando de você não importando o preço aplicado nos produtos. 

Significa que haverá muitos motivos de compra e recompra. O importante é saber quais são esses motivos para fortalecer o relacionamento. 

A comunicação da sua empresa deve focar na construção de relacionamentos, não nas vendas apenas. Portanto, posicione-se nas redes sociais para que isso se concretize.

2. Funcionários simpáticos 

Estamos tão imersos nas táticas de marketing digital que esquecemos de olhar para as pessoas envolvidas no negócio. 

Algumas empresas têm uma comunicação impecável, sabem construir relacionamentos respeitando todas as etapas até chegar na venda, contudo, na última etapa em que o consumidor tem contato diretamente com um funcionário da empresa, se depara com uma pessoa mal-humorada. 

Isso vale também para o e-commerce, se na hora em que o cliente tiver algum problema e precisar falar com o funcionário através do chat ou telemarketing e for mal atendido, o trabalho feito para criar um relacionamento será jogado na lata de lixo.

3. Tenha uma empresa atraente

Décadas de pesquisas mostram como pessoas mais bonitas conseguem empregos mais facilmente, saiba que esse princípio também pode ser aplicado ao empreendimento.

Marcas consideradas atraentes farão o público ficar mais receptivo às suas mensagens. 

Portanto, para ter uma empresa atraente é necessário atenção a estética de cada comunicação que envolve o empreendimento como site, redes sociais e o local físico. 

Caso o empreendimento não seja exclusivamente online, ficar atento à estética do local é de suma importância. Isso envolve iluminação, cores do local, arrumação e até as roupas dos funcionários.

4. Seja Inteligente

Tenha uma marca em que as pessoas olhem e vejam conhecimento, sabedoria e inteligência.  Empresas vistas dessas formas conseguem autoridade e suas mensagens são recebidas com mais facilidade. 

Cuidado para não fazer uma comunicação esnobe e pedante. Ser inteligente começa por entender o público. Você precisa ser inteligente para o seu público. 

Uma empresa varejista que vende para o público classe C estará completamente enganada se sua linguagem for tão rebuscada que apenas o público da classe A entenda.

Ser inteligente é comunicar de maneira certa com o seu público.

[Leia também: 5 Dicas Inteligentes para deixar seu Instagram Organizado]

5. Transmita Paixão

Emoção é a tática mais usada pelo marketing na atualidade, quem não está fazendo uso deste recurso com certeza está aquém na hora de fidelizar o cliente com uma marca irresistível.

O professor de Harvard, Gerald Zaltman, afirma que 95% das decisões de compra são subconscientes, isto é, são tomadas por emoção. 

Portanto, as pessoas estarão muito mais dispostas em decidir a favor do seu negócio se a comunicação for envolvida por emoção!

É fácil construir uma marca irresistível?

É difícil construir uma marca irresistível, é preciso atenção aos mínimos detalhes, todavia, uma vez em que ela estiver pronta, os resultados serão surpreendentes.

Por isso, vale a pena conseguir uma marca irresistível!
Leia também sobre as marcas no mundo conectado: Qual o lugar da sua empresa na era da convergência?

Nos ajude a fazer essa informação chegar a mais pessoas. Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

relacionadas.

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos posts!

A Legis Marcas e Patentes precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

posts relacionados.

Registro de Marca: Escolher Especificação Pré-aprovada ou Livre?

Descubra as diferenças entre especificação pré-aprovada e de livre preenchimento no registro de marcas e como escolher a melhor opção para proteger sua identidade empresarial no Brasil. Saiba mais sobre os processos e dicas práticas para um registro bem-sucedido.