Você quer abrir um e-commerce do zero e não tem a menor ideia de por onde começar? Muitas pessoas se assustam achando que montar uma loja virtual é algo complexo e caro.
Pois saiba que não é difícil abrir um e-commerce do zero e também não é necessário investir altas somas de dinheiro para isso.
No artigo de hoje vamos te apresentar o passo a passo da montagem de um e-commerce para que você possa criar seu negócio online.
Saiba agora o passo a passo para montar um E-commerce do ZERO
1º Passo: Escolha sua área de atuação
Existe uma infinidade de produtos e serviços sendo comercializados online. Basta pesquisar na internet para constatar esse fato.
Com tantas opções disponíveis, como fazer a escolha ideal? Você pode utilizar dois critérios para isso.
O primeiro critério é deixar de lado os produtos e serviços que já atingiram o nível de saturação no mercado e avaliar as opções menos exploradas, mas com possibilidade de crescimento.
O segundo critério é escolher entre as opções menos exploradas, aquela com a qual mais se identifica. Afinal, é mais fácil ser bem sucedido quando se está fazendo o que gosta, não é verdade?
2º Passo: Identifique seu público-alvo
Após escolher o produto ou serviço que irá comercializar é o momento de identificar o público-alvo do seu e-commerce.
É um passo muito importante, pois a partir dessa identificação você terá informações para criar canais de comunicação, campanha de marketing, definição do preço do produto, entre outras ações estratégicas para o bom andamento do seu negócio.
[Leia também: Nicho de Mercado: Como descobrir qual é o seu?]
3º Passo: Registre o domínio
O domínio é o endereço do seu e-commerce na internet. É através desse endereço que o seu negócio será encontrado na web.
Portanto, é interessante escolher um nome marcante, que faça referência ao seu produto ou serviço e que seja fácil de escrever e lembrar.
Opte por domínios com terminação “.com.br”, como por exemplo: meuecommerce.com.br. Você pode registrar o seu domínio pagando apenas R$ 40,00 por ano, no site registro.br.
4º Passo: Escolha a hospedagem do e-commerce
A hospedagem do e-commerce é o servidor. É através do servidor que a sua loja terá condições de se manter online e disponível para a visita de clientes.
Existem vários serviços de hospedagem no mercado. Para que você faça a melhor escolha para o seu negócio, leve em consideração os seguintes requisitos:
- Estabilidade;
- Armazenamento;
- Tráfego;
- Suporte técnico;
- Preço.
5º Passo: Escolha a plataforma do e-commerce
A plataforma de e-commerce é um sistema que fornece ferramentas para a gestão e criação do layout da sua loja virtual.
É com o auxílio da plataforma que você irá cadastrar e expor seus produtos, incluir preços, formas de pagamento, gerenciar estoque, o envio e o frete de encomendas, entre outras ações essenciais para o funcionamento de uma loja.
Ao escolher a plataforma mais adequada para o seu negócio, observe os seguintes pontos:
- Boa navegabilidade;
- Capacidade de integração com outras ferramentas;
- Certificado de segurança;
- Suporte técnico e atendimento.
6º Passo: Organize a logística do e-commerce
No ato de organização da logística do e-commerce é preciso definir o modelo de negócio da sua loja.
Se você optar pelo modelo convencional terá que montar estoque próprio, possuir um local para guardá-lo, cuidar da embalagem e utilizar os serviços dos Correios, de transportadoras ou entregadores para o envio das mercadorias.
Caso opte pelo modelo dropshipping, você não irá trabalhar com estoque e não participará do processo de embalagem e envio das mercadorias vendidas. Todo esse processo será terceirizado.
Nos dois modelos de negócio você terá o cuidado de estabelecer parceria com fornecedores que prezam pela qualidade dos produtos e pela segurança e responsabilidade nas entregas.
A organização da logística também engloba os trâmites legais e tributários de funcionamento do e-commerce. É preciso estar atento a todos esses detalhes para poder trabalhar de forma legalizada.
7º Passo: Faça a divulgação do e-commerce
Após organizar todas as questões práticas de abertura do seu e-commerce é hora de partir para a divulgação dele.
Existem várias formas de se comunicar com os seus futuros clientes e de divulgar sua loja.
Para isso conte com as seguintes estratégias de divulgação:
- Redes sociais como Facebook, Instagram e Pinterest;
- E-mail marketing;
- Técnicas de SEO;
- Blog;
- Anúncios pagos.
- Esperamos que os passos descritos no artigo de hoje possam te ajudar a montar seu e-commerce do zero.
Leia também nosso artigo: 5 Fatos sobre E-commerce que você precisa saber antes de começar a Empreender na Internet.
Desejamos sucesso e boas vendas para você!