Nicho de Mercado: Como descobrir qual é o seu?

Você sabia que a definição do nicho de mercado é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio? Entenda tudo sobre neste artigo!

Você sabia que a definição do nicho de mercado é fundamental para o desenvolvimento do seu negócio?

Porém, ainda há muitos empreendedores com dificuldades em escolher o seu nicho, o que acaba postergando o sucesso do seu negócio.


Se você está perdido nessa questão, leia esse artigo até o final e você irá encontrar o caminho para trabalhar com o que gosta e ainda ser remunerado por isso.


Hoje vamos falar sobre: O que é o nicho de mercado, a sua importância para o desenvolvimento de um negócio, exemplos de nicho e como finalmente encontrá-lo.


Ficou curioso? Então, vamos à leitura!

Nicho de Mercado: O que é?


Nicho de mercado é uma pequena parte de um determinado mercado consumidor.

Geralmente os seus compradores são facilmente reconhecidos pelas suas demandas e necessidades típicas que eventualmente são mal atendidas comercialmente.


Essa deficiência de mercado pode ser considerada como uma oportunidade de negócio a ser explorada. 

Nicho De Mercado: A Importância Para O Seu Negócio 


Manter o foco é o recomendável para um bom desempenho dos negócios. E é essa a proposta do nicho de mercado.


Com o nicho de mercado definido a comunicação com os seus clientes é mais direta e os esforços do seu trabalho são mais direcionados para atender as reais necessidades do público-alvo.


Por isso, é importante ter o nicho estabelecido, pois dessa forma é possível oferecer o produto para quem de fato está procurando.

Além disso, fica evidente a constatação de alguns benefícios que a definição do nicho de mercado traz para o negócio. Veja abaixo:


Concorrência 

O poder da concorrência diminui, pois quando escolhemos um nicho para atuar nos distanciamos do mercado amplo que é território das grandes empresas.


Qualidade

Outra vantagem quando especificamos um nicho é a capacidade em desenvolver serviços ou produtos com qualidade, buscando sempre a valorização do público-alvo.


Autoridade

O empreendedor se torna autoridade no nicho que atua quando o público-alvo o reconhece como o facilitador ou especialista do mercado. Essa vantagem é fruto do trabalho e dedicação do empreendedor para com a sua audiência.

Veja 3 Exemplos:

1. Mercado: Saúde e Fitness

Nicho:

  • Perda de peso com dietas;
  • Perda de peso para adolescentes;
  • Perda de peso para mulheres que acabaram de ter filhos.

2. Mercado: Relacionamentos

Nicho: 

  • Como conservar um casamento;
  • Como recuperar um namoro;
  • Como superar uma traição.

3. Mercado: Dinheiro e Negócios

Nicho: 

  • Como Investir em Criptomoedas;
  • Como se livrar de dívidas com o cartão de crédito;
  • Como criar o seu negócio online.


Nos exemplos relacionados acima é possível observar que para cada nicho existe uma necessidade a ser suprida ou um desejo a ser realizado.


Portanto, as oportunidades de negócio surgirão para atender pontos bem específicos. 

Alguns pontos precisam ser levados em consideração no momento da escolha do nicho de mercado.


Dicas para descobrir seu público:

Identifique Assuntos Com Os Quais Tenha Afinidade E Interesse

Para desempenhar as funções de um negócio é interessante conhecer muito bem sobre o assunto.

Caso ainda não tenha conhecimento o suficiente é preciso gostar do tema para investir tempo e dedicação na busca de soluções rápidas para os futuros clientes. 

Identifique se possui experiência na resolução de problemas

Dentre os assuntos com os quais tem afinidade, identifique se você possui habilidade ou experiência para resolver possíveis problemas e conflitos.

Visite fóruns, comunidades e páginas comerciais buscando conhecer cada vez mais as necessidades do seu público-alvo.

Conheça Mais Sobre Os Seus Concorrentes

Analise os sites e as redes sociais dos seus concorrentes. 

Assine seus newsletters e descubra quais os problemas e necessidades que eles estão se empenhando em resolver.

Tenha o senso crítico para avaliar a sua real capacidade em solucionar os mesmos problemas e faça os ajustes necessários.

Faça a Pesquisa Das Palavras-Chaves 

Existem ferramentas adequadas para checar o volume de palavras-chaves mais usadas no nicho de mercado escolhido.

As ferramentas mais utilizadas para esse fim são: KeyWord Planner, UberSuggest e SemRush.

Verifique no Google Trends a movimentação das pesquisas relacionadas ao nicho escolhido.

Se existir uma procura ascendente significa que o mercado tem chances de ser promissor.

Nicho de mercado é um assunto extenso e interessante.

Dedique o tempo que achar necessário para encontrar o nicho de mercado ideal para o seu negócio.

A escolha de um nicho de mercado é fundamental para o desenvolvimento do negócio, lembre-se disso.

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