Quando você opta por não registrar a marca da sua empresa, está correndo sérios riscos. Ao se negligenciar algo tão importante, só tem a perder.
É impossível fazer um quadro de vantagens e desvantagens de não ter um registro de marcas e patentes, uma vez que só tenha desvantagem.
Por isso, se você ainda está em dúvida se vale ou não a pena realizar o registro de marca, confira os 5 perigos:
1. Perder a Marca que Nunca Possuiu
O perigo inicial e que deve amedrontar todos os empresários que ainda não possuem registro de suas empresas é o fato de poderem ficar sem a empresa que criaram.
Alguém que veja o potencial da sua marca pode roubá-la legalmente se não tiver registro no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial).
Esse “roubo” é legalizado porque a pessoa nunca possuiu a marca, pelo menos juridicamente.
2. Investir em uma Marca que pertence a terceiros
Neste exato momento tem uma pessoa investindo em tráfego pago, publicidade tradicional, site e tudo o que puder para destacar a marca. Problema? A marca já tem dono.
Portanto, investem para promover a marca de outras pessoas, uma hora podem ser acionados judicialmente, perdendo a marca que foi promovida por anos.
São muitos os casos de empreendedores com 10 anos no mercado que nunca registraram a marca da empresa e não sabem que poderão perder tudo o que construíram num piscar de olhos.
3. Pagar multas e Indenizações
Caso você esteja usando a marca de terceiros, então poderá ser acionado judicialmente pelos donos reais da marca.
Com isso, você terá que pagar indenizações e até multas.
4. Perder a credibilidade
Uma empresa que não consegue cuidar de si mesma poderá zelar pelo consumidor? Essa é a pergunta que poderá ficar na mente dos clientes.
Esta é uma das piores coisas que podem acontecer, empresa sem credibilidade não apenas fica estagnada, como também regride no mercado perdendo clientes.
5. Perder dinheiro
Qual é o resumo de tudo? A perda de dinheiro!
Investir em um negócio sem marca registrada é o pior dos investimentos, visto que não tem segurança jurídica.
Não ultrapasse a placa
Quando olhamos uma placa de perigo, precisamos respeitá-la, pois foi posta por algum motivo.
Da mesma forma, o empreendedor deve estar sempre atento às placas de perigo que surgem na frente do seu negócio. Ao negligenciar, a vida do empreendimento corre sério perigo.
Ao contratar uma empresa especializada para ajudar você nesse registro, é possível resolver todas as pendências sem dor de cabeça e no prazo de 6 a 12 meses. Uma vez feito, o registro da sua marca tem validade de 10 anos, podendo ser renovado sempre que expirar.
O nome de registro na junta comercial protege minha empresa?
Possuir o registro na junta comercial e ter um CNPJ não tem relação com ter a propriedade da Marca, pelo fato de ser a respeito de uma formalização da constituição da empresa a nível estadual, o que significa que nada impede que tenha outra empresa com o mesmo nome em outro estado. O registro da Marca garante a propriedade dela a nível nacional, no seu ramo.
Portanto, sua empresa só estará livre de todos os perigos tratados neste artigo se tiver registro no INPI.