A compra de um domínio URL e as redes sociais com todas as ferramentas de segurança podem passar a mensagem de que a marca está protegida, mas nem sempre é assim.
Além disso, nem mesmo o registro na junta comercial garante que a marca que você utiliza está realmente protegida e sendo sua.
Se a sua marca não for registrada, ela pode ser plagiada, e você poderá fazer muito pouco para resolver esse problema, caso surja.
Vamos descobrir como fazer para que o seu e-commerce não seja plagiado.
Rede Social e Domínio do Site protegem a Marca?
Não, todas as ferramentas de segurança disponibilizadas nas redes sociais são para proteger a sua conta, o seu perfil, não a sua marca. Assim como quando compra um domínio para o seu site, você não está protegendo sua marca, e sim o URL.
É necessário pensar grande, muitos começam com seu e-commerce se, jamais pensar que seu negócio vai crescer tanto a ponto de ganhar notoriedade.
A notoriedade não vem da noite para o dia, ela não ocorre de uma só vez. As empresas ficam famosas aos poucos, vai conquistando pedaços do mercado até pode ter uma grande participação de todos o mercado existente.
Um grande perigo é que até uma empresa ganhar um alto grau de notoriedade, vários outros negócios plagiem nesse caminho, retardando ainda mais o processo de crescimento do empreendimento dentro do mercado competitivo.
E se… Um negócio local abrisse com o nome do seu e-commerce?
Um dos princípios do marketing é investir mais onde vende mais. Então, vamos supor que um e-commerce começa a realizar muitas vendas para o interior paulista, fazendo com que mais dinheiro seja gasto em Tráfego Pago para essa localidade até que, de repente, as vendas começam a cair.
O que aconteceu?
Simples, alguém viu que o e-commerce estava fazendo muito sucesso na região e decidiu abrir um negócio local com o mesmo nome, com os mesmos preços. Então, os clientes pararam de comprar no site e começaram a comprar localmente, pois acharam que se tratava de uma franquiada.
Alguém pode garantir que isso não vai acontecer com o seu e-commerce?
Quando uma marca não é registrada, corre o risco de ter que trocar tudo e reformular toda a identidade da empresa por determinação judicial.
Todos os empreendedores que não registraram o negócio podem a qualquer momento terem que trocar todo o material publicitário, todas as redes sociais, nomes, domínios de site, logotipo, camisas e tudo o que você possa imaginar.
Todo o branding construído durante o período de existência da empresa será perdido.
Por isso, o registro de marca é tão importante para o seu negócio, é a única forma legal de proteger a sua marca contra possíveis copiadores. Além disso:
- Garante uso exclusivo da marca em todo o território nacional.
- Marca registrada passa mais credibilidade aos clientes e parceiros.
- Te permite franquear o seu negócio com o uso da sua marca.
O seu e-commerce está protegido?
Agora você pode dizer com toda a certeza do mundo que seu e-commerce está protegido dos copiadores ou está vivendo na sorte, confiando na boa fé de todas as pessoas
Não perca tempo, pare de procrastinar e faça o registro da marca do seu negócio, e assegura que nenhuma outra empresa possa se passar por você, gerando prejuízo e prejudicando a sua marca.
Gostou do artigo? Estas leituras também podem ajudar você:
Como realizar o Registro de Marca em Sociedade?
Diferenças entre copyright e registro de marca: Qual é mais importante para sua empresa?