Diferenças entre copyright e registro de marca: Qual é mais importante para sua empresa?

Entenda de uma vez por todas a diferença entre copyright, trademark e registro de marca.

Uma grande confusão pode ser feita na hora de tentar entender as diferenças entre copyright, trademark e registro de marca. 

Caso você não saiba as diferenças de cada um desses termos, seu negócio está correndo perigo!

Não são poucos os casos em que empreendedores por desconhecimento jurídico tem que fechar as portas do seu empreendimento. 

A importância dos termos

Em uma época em que se prender a terminologia é chato, o fraudulento é rei. 

Conhecer termos jurídicos é essencial para que seu negócio possa continuar no mercado por muito tempo, impedindo que concorrentes que gostam de usar meios fraudulentos acabem por roubar seus clientes.

Já que entendemos a importância dos termos, vamos saber as diferenças entre copyright e registro de marca.

Copyright: O Protetor das Obras Intelectuais

A principal diferença é que o copyright é protegido por leis internacionais. Se um autor proteger o seu livro com copyright, então, ninguém de qualquer parte do mundo civilizado poderá replicar a obra sem prévia autorização do autor ou editora, dependendo de como tenha sido feito o registro.

Inúmeras vezes os estúdios de Hollywood são notificados por roubarem ou plagiarem propriedade intelectual de registrada em algum país. De Frozen a Exterminador do futuro são apenas alguns exemplos de filmes acusados de plágio que forçaram os estúdios a realizarem um acordo.

Descubra a diferença entre copyright e registro de marca

Trademark ou Registo de Marca?

Trademark e Registro de marca são a mesma coisa. Trademark é o inglês de “Marca Comercial”, isto é, o registro de marca. No Brasil é feito no INPI.

Registro de Marca: O Protetor das Empresas

Sabendo que o copyright abrange todo o globo, saiba que o registro de marca protege a empresa dentro do país em que foi registrada. 

Imaginemos que uma loja de brinquedos, ou seja, do segmento infantil, abra com o nome “Família da Diversão”. O tempo vai passando e essa loja vai ganhando fama na cidade a ponto de se tornar referência para muitos pais na hora de comprar algo para seus filhos. 

De repente, um desses pais que é cliente fidelizado da loja vai a cidade vizinha vê uma loja de brinquedos também chamada “Família da Diversão”, esse pai então pensa: “Legal! Abriram uma loja aqui também, vou comprar logo o presente…”; o problema é que essa loja não é uma franquiada, e sim concorrência. 

Uma pessoa com uma visão questionável de empreendedorismo viu a oportunidade de lucrar mais usando o mesmo nome e atuando no mesmo segmento e desfrutando da credibilidade já existente. Isso ocorre muito, mas como impedir? Realizando o registro de marca. 

Somente após esse registro, será impedido de pessoas usurparem sua identidade visual e seu nome, ninguém mais poderá utilizar a sua marca.

Essa é a importância de entender O que é registro de marcas e patentes.

É possível empresas com Registro de Marca e Copyright?

Sim é possível, dependendo do setor em que essa empresa atua é algo de suma importância. 

Utilizando novamente os exemplos dos estúdios de cinema americano, todos eles são protegidos tanto com o registro de marca e os seus conteúdos com copyright. 

Ninguém pode plagiar a logo, identidade visual e nome da Disney assim como ninguém pode reproduzir os seus filmes, ela está amparada totalmente pelas leis de proteção. 

Ficou interessado em proteger sua empresa também? Saiba quanto custa para registrar uma marca

Qual é mais importante para sua empresa?

Agora que você já sabe a diferença entre copyright e registro de marca, surge a questão: qual é o mais importante para a sua empresa? Simples, o registro de marca é muito mais importante para sua empresa

Para as empresas, não há problema de não terem o copyright, ainda mais quando trabalham com commodities, enquanto que o registro de marca é de suma importância para a permanência de qualquer negócio.
Então, se você ainda não registrou a sua marca, busque fazer isso imediatamente! Por quê? Porque alguém pode registra sua marca antes de você. Até que seja realizado o registro da sua marca, seu negócio corre o risco de perder tudo o que foi construído.

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