Como realizar o Registro de Marca em Sociedade?

Você tem um sócio na sua empresa? Entenda como funciona o registro de marca em sociedade
Como fazer o registro de marca em sociedade?

Com a opção do registro de marca em sociedade aparecem diversas dúvidas. Em primeiro lugar, o registro de marcas garante que a empresa terá exclusividade sobre o nome utilizado, identidade visual e outras questões periféricas que remetem ao seu negócio.

Se você já leu nosso artigo O que é registro de marcas e patentes? Entenda como funciona já entende sobre o assunto. 

Agora, como fazer o registro de marca, tendo a cotitularidade de uma marca?

Quem fizer o Registro no INPI é o dono da Marca? Mito ou Verdade?

Se você está com essa dúvida é provável que tenha um sócio ou pensa em ter um algum dia, então, a dúvida nasce: Quem é o dono da marca no registro no INPI?

Pessoa física ou jurídica por fazer o pedido do registo. Sendo assim, a pessoa jurídica deve considerar sempre o quadro de sócios administradores quando for ME, EPP e as demais modalidades. Isso ocorre porque legalmente só os sócios podem possuir a marca.

Caso a marca tenha um dono e os demais sejam sócios, o problema é facilmente resolvido, pois o dono da empresa deverá ser o dono da marca. 

Contudo, em casa de todos os sócios forem os donos, ou seja, uma distribuição igual da empresa, então, deverá haver o representante legal que realizará o registro no nome do CNPJ. 

Ainda que o nome do representante legal esteja no documento, isso não fará com que ele seja possuidor da marca, pois o nome constará no registro de marcas e patentes como representante legal.

O registro de marca em sociedade

O registro de marca em sociedade, ou seja, a cotitularidade, é uma opção para aqueles que desejam mais de um nome no registro. Pode ser solicitado até mesmo para empresas com registro já existente, bastando solicitar o ingresso de mais uma pessoa como cotitular

Uma ferramenta possível e aconselhável para os empreendedores. 

Com o término da empresa, com quem fica a marca?

A marca registrada no nome de várias pessoas, isto é, dos sócios, está ligada ao CNPJ, então ficará à deriva se não for passado para o nome de uma pessoa física, uma vez que o CNPJ estará inativo.

Em caso que ocorra o término da sociedade, a pessoa que registrou a marca no seu nome, em seu próprio CPF como pessoa física, ficará com a marca. 

Por isso a importância de constar no registro os sócios, a cotitularidade, para estar amparado juridicamente e, assim, prevenir problemas futuros.
Não corra o risco de perder a sua marca, registre agora.

Nos ajude a fazer essa informação chegar a mais pessoas. Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

relacionadas.

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos posts!

A Legis Marcas e Patentes precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

posts relacionados.

Como Criar um Logotipo pelo Celular – 10 Aplicativos para Começar

O post ensina como criar um logotipo pelo celular, listando 10 aplicativos úteis, explicando a diferença entre logotipo e marca, a importância da identidade visual, a necessidade de verificar a viabilidade no INPI, e discute se é melhor criar o logotipo sozinho ou contratar um designer, além de dicas para proteger o logotipo.

Quem Pode Registrar uma Marca no INPI?

O artigo detalha quem pode registrar uma marca no INPI, abordando pessoas físicas, jurídicas e estrangeiros, além de requisitos, processo de registro e a importância da proteção legal e valorização de mercado.

Solicite uma pesquisa de disponibilidade e orçamento gratuitos!