Você sabia que os erros mais comuns no marketing digital são fatores determinantes para o fracasso dos empreendedores?
Alguns desses erros vão desde a ausência mínima de planejamento de ações para promoção e divulgação do produto ou serviço até a forma equivocada de abordagem do público-alvo.
Isso se deve ao fato de que no Brasil a estratégia de marketing digital é recente, por isso alguns erros nessa área são frequentes.
Diante disso, relacionamos 11 erros mais comuns no marketing digital. Conheça-os e pare de perder dinheiro!
11 Erros Mais Comuns no Marketing Digital
1. Desprezar a importância da pesquisa de palavras-chaves
Esse erro acontece quando não ocorre a identificação e o volume de buscas das palavras-chaves relevantes para o seu negócio.
Outro fator que é consequência desse erro é a ausência de otimização de site ou blog para os termos mais utilizados pelo público-alvo nos mecanismos de busca como o Google, por exemplo.
As chances de sua empresa não deslanchar ao cometer esses erros são significativas.
Isso tudo porque a pesquisa de palavras-chaves é o elo entre o seu negócio e os seus possíveis clientes.
Você pode utilizar ferramentas como Answer The Public, UberSuggest ou até a SemRush.
2. Não definir as personas do negócio
O erro de não definir a persona de um negócio equivale a não saber quem é o potencial cliente do seu produto ou serviço.
E quando isso ocorre uma das constatações é ver o trabalho na construção de conteúdo ou serviço sendo jogado fora.
É o mesmo que divulgar um produto no Instagram sendo que o seu público-alvo está no Linkedin.
3. A falta de produção de conteúdo relevante
Esse erro costuma ser recorrente, porque muitos acreditam que uma bela imagem ou uma dezena de links nas mídias sociais vão atrair clientes.
Não é bem assim. As imagens e os links têm o seu valor, mas é o conteúdo que vai atrair novos visitantes e gerar futuros leads, sem ele fica muito difícil se manter firme no mercado.
4. Comprar lista de e-mails
Esse erro é o famoso “tiro no pé” para vida de um empreendedor.
Às vezes, na pressa em divulgar e oferecer o seu produto eles acreditam que utilizando uma lista já pronta saia alguma venda.
Isso é um grande engano, pois essa lista de e-mails comprada é uma relação de pessoas desinteressadas pelo seu produto e que vão se sentir incomodadas pelo recebimento de algo que não foi solicitado.
Essa prática é conhecida como SPAM e é abolida nesse meio.
5. Não se manter atuante nas redes sociais
Geralmente esse erro ocorre pela falta de conteúdo promovido, pela demora ou desinteresse em interagir com as pessoas que acessam as redes sociais do negócio.
Cometer esse erro é demonstrar a total falta de interesse pelo seu lead ou cliente.
Faça diferente e interaja com as pessoas que acessam as suas redes sociais.
6. Não considerar o uso do e-mail marketing na sua estratégia.
Algumas pessoas acreditam que o e-mail é algo que está caindo em desuso e por isso não o utilizam em suas estratégias.
Ledo engano, pois o e-mail marketing é uma ferramenta muito utilizada pelos players do marketing digital, assim como pelo afiliado iniciante em suas campanhas.
Um e-mail bem elaborado e personalizado para uma base de clientes estruturada pode gerar uma boa receita no final da campanha.
7. Não fazer um planejamento
Esse erro é elementar, mas é capaz de eliminar um negócio nos primeiros meses de vida.
Sem um planejamento estratégico, com certeza, não se vai muito longe.
O nicho, persona, metas e ferramentas para alcançar os objetivos precisam ser definidos e colocados em prática.
Marketing digital são ações contínuas e ajustes de processos.
Não planejar as ações é o mesmo que trabalhar sem direção.
8. Não considerar as ações da concorrência
Talvez exista uma confusão de conceitos quando o assunto é prestar atenção na concorrência.
Muitos acham que ficar atento às ações da concorrência é copiá-lo no seu modo de agir, mas não é.
Prestar atenção na concorrência significa ficar atento ao que está funcionando e se é possível adequar o seu negócio ou melhorar o seu produto.
Isso é manter-se atualizado e atento às demandas de mercado.
9. Usar imagens de qualidade inferior
Achar que a procura de imagens bonitas e de qualidade é perda de tempo é um engano.
A seleção de belas imagens significa o cuidado que temos com os visitantes e leads que acessam o nosso site ou redes sociais.
Se ainda não foi possível investir na compra de algumas, invista tempo na busca nos bancos de imagens gratuitos que tem na internet. Vale muito a pena.
10. Compra de likes e seguidores
Por favor, não cometa esse erro! Cometer esse erro é seguir a linha de raciocínio da compra de lista de e-mails.
Não busque por atalhos que podem acabar com seu negócio antes mesmo de começar.