Qual a importância de registrar sua marca em 2022?

A marca é um dos bens mais preciosos de uma empresa. Descubra qual a importância de registrar sua marca em 2022.

Você sabia que a marca está entre os bens mais preciosos de uma empresa? Isso porque é ela quem gera um forte relacionamento entre o cliente x empresa.

Para entender melhor, quando a marca de uma empresa é registrada e fortalecida, a tendência é que passe a ser respeitada e desejada entre os consumidores. Como se sente ao ler o nome da Coca-Cola ou Magazine Luiza?

Imagina se essas duas empresas não tivessem feito o registro das suas marcas?

Isso poderia causar vários riscos e danos, o principal seria pessoas abrindo negócios e se “passando” por elas, mas entregando produtos de má qualidade, e consequentemente manchando o nome da empresa oficial, ou pior, registrando antes e impedindo o uso do nome usado por ela há anos.

Registrar sua marca tem inúmeros benefícios para seu empreendimento, continue a leitura e entenda a importância de registrar sua marca.

Coca-cola é marca registrada! Descubra a importância de registrar a sua marca em 2022.

O que engloba a marca de uma empresa?

Marca é tudo que representa uma empresa usando palavras, figuras e símbolos. Um exemplo que utiliza todos esses traços é a Casas Bahia, se você pesquisar o nome dessa empresa e ir em “imagens”, no próprio Google, encontrará sua marca estabelecida e com certeza registrada. 

Além do seu nome, ela possui uma logo com formas e cores específicas, também conta com o uso do seu personagem “mascote Baianinho”, que agora foi atualizado para um adolescente. 

Tudo o que citamos é a marca da empresa Casas Bahia, ninguém mais tem direito de usar, somente a empresa que realizou o registro e quem ela permitir no caso de filiais. 

Trabalhamos em um artigo exclusivo para explicar a diferença entre marca e patente de empresas, confira e saiba mais detalhes de como funciona.

Agora que você entende tudo que está relacionado a marca de uma empresa, saiba os perigos de não realizar o registro da sua marca. 

Benefícios ao registrar sua marca

Ao realizar o registro da sua marca você consegue protegê-la legalmente contra o uso por terceiros ou até mesmo copiadores, que não poderão utilizá-la sem sua permissão. Como falamos, pode virar uma verdadeira dor de cabeça se outra empresa se passar pela sua. 

Além da proteção sobre os direitos de uso, sua empresa consegue muito mais benefícios.

Marca registrada fornece segurança a sua empresa.

O registro de marcas é importante para todos os níveis de empresas, não pense que por sua empresa ainda ser pequena não haverá importância. Isso pode causar grande prejuízo financeiro futuramente. 

Caso não tenha realizado o registro, a qualquer dia você pode ser notificado para não utilizar mais o nome ou o visual da sua marca, pois outra pessoa registrou e começou a utilizar. 

Com o registro ninguém mais poderá utilizar sua marca, e você não perderá nenhum investimento em sua identidade visual ou o tempo que levou para fortalecer o nome do seu negócio. 

Será sua propriedade 

Realizando o registro correto da sua marca, ela será sua propriedade. Podendo ser usada de geração a geração como herança. 

Existem muitas empresas hoje em dia que passaram por isso, são anos de história que transmitem ainda mais confiança e poder no mercado. 

Prevenção às possíveis multas

No momento do registro, você consegue identificar se realmente a marca que está usando ou pensando em utilizar está livre para ser registrada. 

Infelizmente alguns empresários acabam utilizando nomes que já estão registrados e isso pode gerar multas, além de possíveis prejuízos financeiros, pois será necessário realizar o pagamento da multa, e a recriação de todo visual e nome utilizados na empresa. Registrar sua marca não é um custo, é um investimento.

Aumente a credibilidade do seu negócio  

Quando uma empresa tem o registro feito corretamente no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) ela poderá usar um sinal que informa o registro da marca, o famoso “®”.

Isso aumenta a credibilidade de um empreendimento, gerando uma segurança maior para o consumidor adquirir seu serviço e produtos, auxiliando a fidelizar clientes. 

Como realizar o registro da minha marca? 

Para realizar o registro da sua marca é importante entrar no site do INPI e seguir todas as etapas e envio de documentos. Apesar de parecer simples, o processo tem duração de 6 a 12 meses e existem etapas que precisam de muita atenção.

Por esse motivo, nós da Legis Marcas, oferecemos a assessoria necessária para sua empresa, agilizando o processo e reunindo os documentos necessários, para que enfim sua marca seja registrada e somente você tenha o direito de usá-la no seu segmento. 

Para um orçamento e assessoria de qualidade entre em contato.

Nos ajude a fazer essa informação chegar a mais pessoas. Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

relacionadas.

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos posts!

A Legis Marcas e Patentes precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

posts relacionados.

Registro de Marca: Escolher Especificação Pré-aprovada ou Livre?

Descubra as diferenças entre especificação pré-aprovada e de livre preenchimento no registro de marcas e como escolher a melhor opção para proteger sua identidade empresarial no Brasil. Saiba mais sobre os processos e dicas práticas para um registro bem-sucedido.