Inbound Marketing – A Melhor Estratégia para Atrair clientes

A Melhor Estratégia para Atrair clientes Inbound Marketing

Se você ainda não conhece o Inbound Marketing, certamente já sentiu os efeitos dessa estratégia enquanto navegava pela internet.

Já tem algum tempo que o mercado digital vem mudando a forma dos brasileiros comprarem.
Essa mudança fica evidente quando o consumidor busca informações no site antes de realizar uma compra, procura estabelecer um relacionamento com a marca não só antes, mas também no pós-venda ou compartilha com seus amigos das redes sociais informações sobre o produto.

Ficou curioso? Então, venha conhecer o Inbound Marketing, a melhor estratégia do Marketing Digital.


O que é Inbound Marketing?

“Em 2006 dois empreendedores do mercado de tecnologia, Darmesh Shah e Brian Halligan, criaram uma empresa chamada HubSpot e no ano seguinte publicaram um livro divulgando o conceito Inbound Marketing. Inbound é uma palavra de uso pouco comum na língua inglesa, e a tradução menos pior para o conceito seria “Marketing de Atração”. No livro, eles amarraram várias táticas paralelas para criar um conceito amplo, que usa o conteúdo como peça central e alinha várias técnicas usadas no mundo digital e que são úteis ao marketing.”

(Rafael Rez)

Como Funciona O Inbound Marketing?

A dinâmica de funcionamento do Inbound Marketing é desenvolvida em quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.

Etapas do Inbound Marketing

Atrair

A primeira etapa do Inbound Marketing é destinada a atrair a atenção dos visitantes ou usuários para que eles acessem o site ou blog da empresa.

Geralmente, os elementos mais usados para ativar esse mecanismo de atração são os conteúdos em formato de posts de blog, por ser a preferência dos buscadores como o Google, por exemplo, e também de serem facilmente compartilhados nas redes sociais.

Converter

A função da segunda etapa de ação do Inbound Marketing é converter os visitantes que foram atraídos na primeira etapa em leads.

Lead é o visitante que se mostra interessado em adquirir algum produto ou conteúdo do seu site, em troca desse recebimento ele fornece dados de contato como o e-mail, por exemplo.

Os formatos de conteúdos usados nessa etapa de conversão são os mais variados.

Os mais utilizados são:

  • E-books;
  • Webinars;
  • Infográficos;
  • Newsletter.

Fechar

Nessa terceira etapa do Inbound Marketing é trabalhada a nutrição de leads.

Essa nutrição ocorre com o envio regular de conteúdos engajadores como posts em blogs, e-books, vídeos e etc.

Os leads que consomem o conteúdo enviado estão mais propensos a comprar, ou seja, fechar uma venda.

E é esse o objetivo dessa etapa: fechar uma venda transformando o lead em um cliente.

Encantar

Essa é a última etapa da estratégia do Inbound Marketing, mas não é a menos importante.

Após o lead virar cliente a estratégia continua agindo com o objetivo de mantê-lo satisfeito com a experiência da compra do produto, a ponto de ele indicá-lo para os amigos.

Inbound Marketing: Vantagens

Maior visibilidade

O Inbound Marketing proporciona a vantagem de potencializar a visibilidade de uma marca. E isso ocorre em decorrência da produção de conteúdos relevantes para o público–alvo e possibilidade de ser compartilhado para um maior número de pessoas.

Marketing de custo reduzido

Outra vantagem bem interessante do Inbound Marketing é a possibilidade de promover o produto ou serviço para um maior número de pessoas a um custo bem reduzido.

Com um computador com acesso à internet e da própria casa é possível produzir conteúdos e campanhas publicitárias a custos infinitamente mais baixos se comparado a mídias convencionais como rádio e TV.

A mensuração dos resultados

A mensuração dos resultados é mais uma vantagem que o Inbound Marketing oferece aos seus adeptos.

Os resultados podem ser medidos em todas as etapas da estratégia e com isso fica mais ágil e fácil tomar medidas futuras no negócio.

A criação de um bom relacionamento com o cliente.

Em todas as etapas do Inbound Marketing é visível a importância que é dada à criação de um relacionamento duradouro quando o cliente ainda é só um visitante.

Essa é sem dúvida uma grande vantagem, pois mesmo depois de finalizada a compra a estratégia se preocupa em encantar o cliente com ações que fidelizam o relacionamento do consumidor com a marca.

Inbound Marketing: A melhor estratégia do marketing digital

O Inbound Marketing é sem dúvida não só uma grande estratégia, mas a melhor.

É notório que na composição dessa estratégia tem várias outras que são responsáveis pelo seu eficiente desempenho.

A elaboração de conteúdo de valor para blogs e sites, o SEO e E-mail Marketing são só algumas das estratégias que compõem esse funil de vendas.

Essa é sem dúvida a melhor estratégia quando nos referimos à obtenção e a fidelização de clientes através da construção e a divulgação de conteúdos utilizando as ferramentas do marketing digital.

Para muitos o Inbound Marketing é a melhor estratégia do marketing digital por ela ser capaz abordar várias estratégias em uma só, além de visar os lucros com as vendas sem perder o foco na satisfação do cliente com o produto adquirido

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