Se você ainda não conhece o Inbound Marketing, certamente já sentiu os efeitos dessa estratégia enquanto navegava pela internet.
Já tem algum tempo que o mercado digital vem mudando a forma dos brasileiros comprarem.
Essa mudança fica evidente quando o consumidor busca informações no site antes de realizar uma compra, procura estabelecer um relacionamento com a marca não só antes, mas também no pós-venda ou compartilha com seus amigos das redes sociais informações sobre o produto.
Ficou curioso? Então, venha conhecer o Inbound Marketing, a melhor estratégia do Marketing Digital.
O que é Inbound Marketing?
“Em 2006 dois empreendedores do mercado de tecnologia, Darmesh Shah e Brian Halligan, criaram uma empresa chamada HubSpot e no ano seguinte publicaram um livro divulgando o conceito Inbound Marketing. Inbound é uma palavra de uso pouco comum na língua inglesa, e a tradução menos pior para o conceito seria “Marketing de Atração”. No livro, eles amarraram várias táticas paralelas para criar um conceito amplo, que usa o conteúdo como peça central e alinha várias técnicas usadas no mundo digital e que são úteis ao marketing.”
(Rafael Rez)
Como Funciona O Inbound Marketing?
A dinâmica de funcionamento do Inbound Marketing é desenvolvida em quatro etapas: atrair, converter, fechar e encantar.
Atrair
A primeira etapa do Inbound Marketing é destinada a atrair a atenção dos visitantes ou usuários para que eles acessem o site ou blog da empresa.
Geralmente, os elementos mais usados para ativar esse mecanismo de atração são os conteúdos em formato de posts de blog, por ser a preferência dos buscadores como o Google, por exemplo, e também de serem facilmente compartilhados nas redes sociais.
Converter
A função da segunda etapa de ação do Inbound Marketing é converter os visitantes que foram atraídos na primeira etapa em leads.
Lead é o visitante que se mostra interessado em adquirir algum produto ou conteúdo do seu site, em troca desse recebimento ele fornece dados de contato como o e-mail, por exemplo.
Os formatos de conteúdos usados nessa etapa de conversão são os mais variados.
Os mais utilizados são:
- E-books;
- Webinars;
- Infográficos;
- Newsletter.
Fechar
Nessa terceira etapa do Inbound Marketing é trabalhada a nutrição de leads.
Essa nutrição ocorre com o envio regular de conteúdos engajadores como posts em blogs, e-books, vídeos e etc.
Os leads que consomem o conteúdo enviado estão mais propensos a comprar, ou seja, fechar uma venda.
E é esse o objetivo dessa etapa: fechar uma venda transformando o lead em um cliente.
Encantar
Essa é a última etapa da estratégia do Inbound Marketing, mas não é a menos importante.
Após o lead virar cliente a estratégia continua agindo com o objetivo de mantê-lo satisfeito com a experiência da compra do produto, a ponto de ele indicá-lo para os amigos.
Inbound Marketing: Vantagens
Maior visibilidade
O Inbound Marketing proporciona a vantagem de potencializar a visibilidade de uma marca. E isso ocorre em decorrência da produção de conteúdos relevantes para o público–alvo e possibilidade de ser compartilhado para um maior número de pessoas.
Marketing de custo reduzido
Outra vantagem bem interessante do Inbound Marketing é a possibilidade de promover o produto ou serviço para um maior número de pessoas a um custo bem reduzido.
Com um computador com acesso à internet e da própria casa é possível produzir conteúdos e campanhas publicitárias a custos infinitamente mais baixos se comparado a mídias convencionais como rádio e TV.
A mensuração dos resultados
A mensuração dos resultados é mais uma vantagem que o Inbound Marketing oferece aos seus adeptos.
Os resultados podem ser medidos em todas as etapas da estratégia e com isso fica mais ágil e fácil tomar medidas futuras no negócio.
A criação de um bom relacionamento com o cliente.
Em todas as etapas do Inbound Marketing é visível a importância que é dada à criação de um relacionamento duradouro quando o cliente ainda é só um visitante.
Essa é sem dúvida uma grande vantagem, pois mesmo depois de finalizada a compra a estratégia se preocupa em encantar o cliente com ações que fidelizam o relacionamento do consumidor com a marca.
Inbound Marketing: A melhor estratégia do marketing digital
O Inbound Marketing é sem dúvida não só uma grande estratégia, mas a melhor.
É notório que na composição dessa estratégia tem várias outras que são responsáveis pelo seu eficiente desempenho.
A elaboração de conteúdo de valor para blogs e sites, o SEO e E-mail Marketing são só algumas das estratégias que compõem esse funil de vendas.
Essa é sem dúvida a melhor estratégia quando nos referimos à obtenção e a fidelização de clientes através da construção e a divulgação de conteúdos utilizando as ferramentas do marketing digital.
Para muitos o Inbound Marketing é a melhor estratégia do marketing digital por ela ser capaz abordar várias estratégias em uma só, além de visar os lucros com as vendas sem perder o foco na satisfação do cliente com o produto adquirido