7 Perigos de se trabalhar em casa: Como não transformar o sonho do seu e-commerce em pesadelo!

Trabalhar em casa é um sonho de muitos, mas realidade de poucos, e pode se tornar um pesadelo de um e-commerce. Entenda no artigo.

Trabalhar em casa é um sonho de muitos, mas realidade de poucos. A maioria acredita ser o céu na terra ganhar dinheiro com home office. 


Os olhos brilham quando as pessoas identificam em si mesmas a vocação de serem empreendedoras digitais. Elas logo pensam na flexibilidade de tempo somado ao dinheiro.

A realidade pode ser mais difícil do que pensamos, ainda mais quando não há uma mentalidade empreendedora capaz de seguir uma rotina de produção. Todo mundo sabe que dificuldades na produção implicará diretamente no lucro.


Como resultado de uma rotina deficiente para o home office, as pessoas desistem de ganhar dinheiro na internet, dizendo que é tudo uma mentira, porque ela tentou e falhou. Infelizmente essa pessoa não diz que falhou por sua própria culpa. 


Empreender digitalmente não deixa de ser empreender, parece óbvio! Lutar para chegar aos resultados e deixar a fantasia do dinheiro fácil é a primeira concepção que você deve ter. 


Sabendo disso, vamos ver como não cometer erros na rotina de trabalho do seu e-commerce, sabendo os 7 perigos que podem rondar quem trabalha em casa. 

1. Não definir local próprio para trabalhar

O primeiro ponto é porque realmente é o começo, você deve definir um local na sua casa que servirá apenas para o seu trabalho diário. 

Nada de pegar o notebook e começar a escrever na cama achando que está na sua rotina de trabalho. Você pode até fazer isso, mas não vai poder ao horário de produção. 

O ideal é você acordar, lavar o rosto, escovar os dentes e tomar o café da manhã. Depois de ter falado com toda a família, pode entrar no seu escritório ou algum cômodo da sua casa reservado para tal fim. 

Sua mente aos poucos vai começar a associar o local com produtividade até virar uma rotina, isso facilitará muito na sua distribuição de tarefas diárias e na divisão de trabalho e lazer.


2. Quem morar com você pode não entender sua rotina

Ter um escritório ou um local da casa separado para trabalhar é ótimo, mas de nada adianta se toda hora alguém da família entrar para falar de coisas que não se relacionam com o seu desenvolvimento.

A sua produção irá diminuir porque a distração ocorrerá constantemente se as pessoas que moram com você não entenderem que aquele local é para trabalho. 

Defina com sua esposa, seu irmão, ou quem mora contigo, os horários de sua produção diária e o local que você separou para trabalho. Assim, quando o verem debruçado na escrivaninha de frente para o seu computador, não irão te atrapalhar.


3. Não existe tempo livre só porque você está em casa

Por isso que é de suma importância ter horários bem definidos. Caso você seja uma pessoa que consiga produzir muito pela manhã, acorde mais cedo e defina aquele tempo para o desenvolvimento do seu trabalho. 

Quando não há limites estabelecidos, poderá, num belo dia, ocorrer que você acorde pela manhã, ligue a televisão e perca 3 horas da sua vida. Eu já cometi esse erro inúmeras vezes por trabalhar em casa.

A procrastinação jamais deve ser uma opção, evite qualquer coisa que possa lhe distrair e vá direto trabalhar.


4. Trabalhar sem parar por 24h por dia

Novamente, ao não definir horário preestabelecido a pessoa pode cometer o erro de trabalhar demais. Se você definiu que trabalhará das 10:00 às 16:00 ou de 09:30 às 19:00, cumpra o horário estabelecido. 

Não importa se você desenvolveu tudo ou não, quando chegar o término do expediente, pare de trabalhar e vá ver sua família, saia com os amigos e relaxe. 

Ainda que possa haver dias que venhamos a ficar mais um pouco do que estabelecemos, isso não pode virar uma rotina. Poucas pessoas conseguem ser produtivas sem uma rotina.

Os perigos de trabalhar em casa para o seu e-commerce, representação.
Photo by Simon Abrams on Unsplash


5. Ter uma alimentação desregrada 

Ficar indo constantemente até a geladeira para comer ou passar horas e mais horas sem se alimentar, são duas opções que devem ser descartadas. 

Primeiramente por causa de sua saúde, uma pessoa doente não consegue trabalhar, então não terá dinheiro. Mais do que isso, uma pessoa doente precisa gastar com remédios. Agir sabiamente é se prevenir e ter uma alimentação regrada. 

Ganhar pesos extras ou perdê-los sem uma orientação médica não é nenhum pouco bom para você, seu trabalho não pode acabar com sua saúde.

Quando essas práticas não afetarem sua saúde, ainda assim, elas poderão afetar a sua produtividade.


6. Produzir sem planejamento 

Defina o que precisa ser produzido no mês, qual será o momento de atualizar o site, falar com fornecedores, responder clientes, produzir conteúdo e por aí vai. 

Tenha sempre no início de cada mês um planejamento com metas mensais e afazeres diários para as metas serem alcançadas.

“Quando a empresa traça objetivos e metas, e busca alcançá-los, ela tem claramente definido do porquê ela existe, o que e como faz, e onde quer chegar” Drucker (1987, p. 47)

Veja a si mesmo como uma empresa e não apenas como um indivíduo movido por suas vontades momentâneas. 

Saiba onde quer chegar e trabalhe para isso, desta maneira você conseguirá ganhar dinheiro com a internet.

7. Não ter dia de folga


Eu sei que o começo de um negócio é quando a gente mais trabalha, mas isso não significa que você deve trabalhar todos os dias de segunda a segunda. 

O único resultado possível é chegar a um ponto de exaustão que já não conseguirá ver o empreendimento por uma ótica certa. Nós precisamos de descanso, negligenciar isso, é a receita para o fracasso. 

Não importa o quão grande esteja a demanda do seu negócio hoje, ou o quão motivado você esteja. Seja equilibrado e persistente que você colherá resultados satisfatórios.

Confira 3 artigos que podem ajudar você com seu e-commerce:

  1. 5 Dicas Inteligentes para deixar seu Instagram Organizado;
  2. E-Commerce: Descubra como NÃO deixar seu Negócio ser Plagiado
  3. A Melhor Estratégia para Atrair clientes – Inbound Marketing.

Nos ajude a fazer essa informação chegar a mais pessoas. Compartilhe esse post nas suas redes sociais:

Facebook
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fale com um advogado

Preencha o formulário abaixo e receba nosso contato personalizado:

relacionadas.

Inscreva-se gratuitamente e receba nossos posts!

A Legis Marcas e Patentes precisa das informações de contato que você nos fornece para comunicar informações sobre produtos e serviços. Você pode deixar de receber essas comunicações quando quiser. Para obter mais informações, confira nossa Política de Privacidade.

posts relacionados.

Registro de Marca: Escolher Especificação Pré-aprovada ou Livre?

Descubra as diferenças entre especificação pré-aprovada e de livre preenchimento no registro de marcas e como escolher a melhor opção para proteger sua identidade empresarial no Brasil. Saiba mais sobre os processos e dicas práticas para um registro bem-sucedido.