O número de concorrentes aumentou drasticamente, no mundo conectado o empresário precisa se preocupar muito mais do que antes, pois o concorrente não é mais apenas quem está próximo, e sim com todo o mundo.
Vivemos na era da convergência, os meios tecnológicos encantam a sociedade pós-digital com todos os aparelhos convergindo entre si e mais importante ainda, toda essa tecnologia briga pela atenção do seu consumidor.
Compreender a era da convergência fará com que você saiba a realidade atual e como seu consumidor se comporta em meio a tanta tecnologia.
Não se pode falar de convergência, sem mencionar a conectividade e a grande bomba das telecomunicações. O crescimento demográfico e de dados, gerou uma explosão de informações nunca vista na história da humanidade.
Essa mudança abalou a estrutura da sociedade, de repente tudo ficou mais rápido e dinâmico, a cultura de massa na era globalizada, as empresas, a concorrência e também o comportamento do consumidor.
O melhor momento para os pequenos empresários
O avanço tecnológico tirou o monopólio das grandes multinacionais, antes elas eram inovadoras, criadoras de tendências, agora estão sendo deixadas para trás por empresas menores e mais jovens.
Esta é a hora de todos os pequenos empresários colocarem a mão na massa e conhecerem cada dia mais o mercado em que atuam e buscarem a inovação no setor.
A inovação ocorre a cada dia, se uma empresa não inovar, pode ter certeza que outra irá, por este motivo grandes empresas não estão mais sendo centralizadores, muito pelo contrário, ao invés disso essas empresas estão investindo em outras categorias, adquirindo empresas menores trabalhos inovadores.
O grande perigo do mundo conectado
Um dos grandes perigos do mundo conectado é gerar a falsa segurança.
Toda a inovação permeando a sociedade resulta no constante aprimoramento, porém, esquecem que quanto mais terreno conquistamos, mais devemos zelar pelo que foi conquistado.
[Leia também: 5 Perigos de NÃO Registrar a Marca da sua Empresa]
Alguns empresários querem explorar toda novidade das plataformas, usando em favor de sua empresa, ficam atentos a cada atualização, mas negligencia algo vital, o registro de marca e patente do empreendimento.
Ter um perfil no Instagram, domínio de site, possuir registro na junta comercial não protege sua marca.
Portanto, saiba como funciona o registro de marcas e patentes.
Como foi dito no início, o concorrente não é somente quem está na loja ao lado, e sim uma infinidade de negócios. Desta infinidade de negócios, basta um registrar a marca antes de você para tirar tudo o que você conquistou durante anos.
O mundo conectado legou muitos benefícios, assim como muitos perigos e responsabilidades.
Cabe a você proteger sua marca dos plagiadores, cabe a você defender seu negócio para que ninguém tome de sua família e cabe a você registrar a sua empresa.